O Congresso Nacional do Projeto Rondon tem entre os seus objetivos aprimorar as operações e seus indicadores, de modo a fortalecer os instrumentos já existentes e criar novos dispositivos de orientação e condução das operações.

O Congresso também é o espaço apropriado para iniciar e/ou fortalecer demandas, debates sobre o Projeto Rondon. Espera-se que durante este período seja compartilhados experiências, conhecimentos e metodologias de modo a resultar em operações que tragam cada vez mais contribuições para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania.

O I Congresso Nacional do Projeto Rondon ocorreu na cidade de Ribeirão Preto (SP) em 2013. Foi coordenado pelo Ministério da Defesa com apoio da Universidade de São Paulo - USP de Ribeirão Preto. O evento teve como objetivos aprimorar as operações e seus indicadores, criar instrumentos de orientação aos docentes na condução e coordenação das operações, consolidar e compartilhar conhecimentos e divulgar o Projeto Rondon. Além disso, discussões acerca de desenvolvimento humano, projetos sociais e cidadania estiveram presentes.

Já o II Congresso aconteceu na cidade de Florianópolis em 2015, num resultado da parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Ministério da Defesa. A ideia do Congresso foi reunir interessados em conhecer, difundir e ajudar a pensar o Projeto Rondon para que ele possa crescer ainda mais e de maneira sustentável como um projeto de integração social e de formação do universitário como cidadão.

E com muita alegria que comunicamos que o III Congresso Nacional do Projeto Rondon será realizado em Brasília, durante os dias 25,26 e 27 de outubro de 2017. Nesta edição o congresso será no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília - UnB. Os organizadores são o Núcleo do Projeto Rondon da UnB e o Ministério da Defesa. Este congresso irá ocorrer no momento que o projeto celebra 50 anos da realização da primeira operação em 1967, no estado de Rondônia. Assim, convidamos a participar todos os apaixonados pelo Projeto Rondon, ou seja, rondonistas de todos os tempos (até porque não existe ex-rondonista!!), futuros rondonistas, estudantes, professores, militares e toda a sociedade civil. Todos são bem vindos a conhecer o Projeto Rondon e acrescentar novos conhecimentos.